20 de outubro de 2013

Meditação e Saúde


A palavra meditação vem do latim meditare, que significa "voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior" e "voltar à atenção para dentro de si".

Para Platão filósofo grego que nasceu por volta de 428 a.C., a saúde do corpo do homem é apresentada como a justa medida, justo meio, justa proporção, o equilíbrio do organismo consigo mesmo. A quebra desta justa medida era entendida como enfermidade. O homem para Platão também é o equilíbrio entre o corpo e a alma, o corpo de natureza mortal e a alma imortal. O corpo para Platão era o instrumento da alma.

Para o cientista natural e espiritual Rudolf Steiner 1861-1925 fundador da Antroposofia, que contempla novos paradigmas e novas práticas nas áreas da medicina, pedagogia, agricultura, economia e arquitetura.  

A saúde consiste na preservação do equilíbrio integral do ser humano e suas relações com o corpo, com a alma, com o ambiente, com as pessoas, com os ideais e as aspirações mais íntimas e essenciais. Rudolf Steiner descreve o ser humano como um microcosmo, sendo confeccionado a partir de forças planetárias, zodiacais e de elementos da natureza, elemento terra, água, fogo e ar. E também relata que os pensamentos, sentimentos e atitudes expressam a alma humana; e os dons, a vocação e o propósito existencial do ser humano manifestam o seu espírito.

Steiner também relata que o subconsciente e o supra consciente estão armazenados nos órgãos sendo por isto fundamental a atenção e o cultivo dos pensamentos, sentimentos e atitudes para a saúde orgânica.

Portanto, a prática continuada da meditação possibilita ao ser humano um ampliar de consciência para todo este vasto universo interior. O desenvolvimento de um pensar contemplativo, reflexivo, isento de pré-conceitos, julgamentos ou criticas. Um olhar mais ampliado, abrangente e imparcial diante as questões da vida. A libertação da mente humana de dogmas, crenças, traumas e hábitos antigos arraigados na bagagem ancestral.  A possibilidade de um “olhar novamente”, da busca do entendimento, de uma solução harmonizadora através de um posicionamento equilibrado e altruísta. A alegria real, verdadeira, interior, da alma. Um coração aberto, calmo, rítmico, sereno que reflete a Luz sagrada do espírito. Um ser humano que pensa com o coração. Um ser humano realizado, feliz e saudável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário