Consultório Médico Terapêutico

O consultório médico terapêutico Antroposófico é um programa que visa ampliar a abordagem médica, associando a mesma uma abordagem terapêutica. O propósito é o de complementar os cuidados destinados a organização física, realizada habitualmente através da prescrição de medicamentos,  com um trabalho terapêutico que considere também as organizações vital, emocional e do eu (da individualidade).
 
Na Antroposofia compreendemos o ser humano como um ser cósmico que herda dos ancestrais um corpo físico para se desenvolver e se manifestar ao longo de sua biografia. Para que ocorra o crescimento faz se necessário a transformação de todo material herdado impresso no corpo físico pela nova substancialidade trazida pela atual individualidade. Este trabalho de individuação acontece a vida toda, entretanto as quatro organizações que constituem o ser humano são alicerçadas nos primeiros 21 anos de vida.



Estas impressões, algumas trazidas pela individualidade e outras armazenadas desde suas primeiras experiências, guardam uma reação mental, emocional e comportamental frente as experiências vividas. Assim como, uma conclusão a respeito do mundo, da vida, do outro e de si mesmo.

A doença sobrevém quando o destino traz situações que provocam e trazem à tona impressões inconscientes distorcidas e incoerentes com a realidade essencial do paciente.


Para restaurar a saúde faz-se necessário uma reestruturação, conscientização e transformação de todo o processo.
O consultório médico terapêutico se propõe a oferecer suporte e ferramentas para o paciente deixar vir naturalmente à tona o que se oculta por detrás de sua doença. Nele a abordagem médica promove um diagnóstico mais ampliado, considerando as quatro organizações que compõe o ser humano. O tratamento é realizado através de medicamentos naturais e de sessões de meditação terapêutica.

A meditação terapêutica utiliza-se de exercícios meditativos imagéticos, reflexões contemplativas, retrospectiva, visão panorâmica de vivências cotidianas e de cenas biográficas. O processo tem por finalidade trazer à tona o conteúdo inconsciente manifestado como doença ou sintoma orgânico e na desprogramação de traumas, crenças limitantes e negativas. Além de promover a educação do pensamento, a harmonização do sentimento e a ativação da vontade essencial.
A avaliação médica é individual e a meditação terapêutica é realizada em grupo de quatro pessoas. O grupo é semanal e tem duração de 2 horas. O trabalho é feito em três níveis para aqueles que buscam o autoconhecimento e intensivo para aqueles que apresentam uma patologia ou sintomatologia recorrente.

Programa para o autoconhecimento
Nível I – Fase de estruturação, edificando as bases.
Justificativa: Trabalho de estruturação e edificação das bases para a saúde do pensar.
Objetivo: Resgatar a confiança, a entrega, a veneração a verdade, e o poder pessoal.
Método: Treze encontros: uma avaliação médica antroposófica inicial, onze sessões de meditação terapêutica, e uma avaliação médica final. Exercícios de retrospectiva de cenas biográficas. Cultivo  da veneração a verdade, da calma interior, da escuta altruísta, do não julgamento, da reconexão com o natural.

Nível II – Fase de conscientização, percebendo a si mesmo.
Justificativa: Trabalho de estruturação e edificação das bases para a saúde do sentir.
Objetivo: Compreender a linguagem da alma, os espelhamentos, as projeções, resgatar a conexão com o belo, a percepção e o amor por si mesmo.
Método: 13 encontros: 8 de trabalho com a biografia humana, 5 de meditação terapêutica e uma avaliação médica final. Trabalho biográfico. Compreensão das leis que regem as fases da vida. Apropriação do próprio destino.
Nível III – Fase de transformação, ressignificando, propondo novas metas.
Justificativa: Trabalho de estruturação e edificação das bases para a saúde do agir.
Objetivo: Aprender a fazer escolhas próprias, resgatar ideais de liberdade e respeito.
Método: Treze encontros, uma avaliação médica antroposófica inicial, onze sessões de meditação terapêutica, 1 uma avaliação médica final.  Trabalho de aprofundamento .Reconexão com os próprios ideais, com a sabedoria interior e com a missão de vida.

Reavaliações entre os níveis:

Após a realização de cada nível acontece um despertar para uma nova maneira de se compreender, de vivenciar e de solucionar a questão relacionada ao conflito, ao sintoma ou a doença. A escola da vida continua e o paciente volta ao cenário com novos recursos internos conquistados no processo médico terapêutico. A ideia trabalhada será reapresentada pelo destino até o completo entendimento e transformação da mesma e os pacientes poderão sentir necessidade de uma nova reavaliação médico terapêutica no intervalo entre os níveis. Poderá ser realizada individualmente no consultório ou um encontro com o grupo a ser definido.

1 avaliação médica e 1 meditação terapêutica

Acompanhamento terapêutico:

O grupo de pessoas com patologias ou sintomas físicos ou psíquicos recorrentes, após o programa deverá manter a meditação terapêutica semanalmente, quinzenalmente, mensalmente, na dependência da gravidade do quadro clínico.

Programa Nível II

                                  Oficinas de Biografia Humana e de Meditação Terapêutica

Pré Requisito para Inscrição no nível II: Ter realizado o nível I, ou 11 sessões de meditação terapêutica com Dra. Tânia.
                                                      Objetivo:

Possibilitar que cada pessoa possa ser o agente de sua própria história, colocando um foco de luz sobre suas experiências de vida: suas circunstâncias, encontros e significados, de modo a permitir que cada um faça sua transformação com consciência, para a obtenção de uma vida plena, saudável e autônoma.

                                                 Programação:

•Estudo do panorama da vida humana e seu percurso de setênio a setênio (de 7 em 7 anos);
•Análise do temperamento e das Qualidades Planetárias, estudo das forças positivas e negativas para fortalecimento pessoal;
•Identificação dos ritmos e dos espelhamentos;
•Planejamento futuro, construção do Rio Vermelho.

                                         Agenda: 13 encontros com 3 horas de duração:

1º encontro- Panorama da vida. Trabalho com setênios. Facilitadoras: Maria Inez e Tânia Helena.
2º encontro: Panorama da vida. Trabalho com setênios. Facilitadora Maria Inez.
3º encontro: Meditação Terapêutica. Facilitadora Tânia Helena.
4º e 5º encontros - Biografia: temperamento e qualidades planetárias. Facilitadora: Maria Inez.
6º encontro: Meditação Terapêutica. Facilitadora: Tânia Helena.
7º  e 8º encontros- Biografia: ritmos e espelhamentos. Facilitadora: Maria Inez.
9º encontro: Meditação Terapêutica. Facilitadora: Tânia Helena.
10º e 11º encontro - Biografia: planejamento futuro, rio vermelho.
12º encontro: Meditação Terapêutica. Facilitadora: Tânia Helena Alvares.
13º encontro:  Encerramento. Avaliação médica e terapêutica, prescrições.

Facilitadoras: 1) Tânia Helena Alvares. Mestre em Clínica Médica, Nefrologia, pela FMUSP formação em Medicina Antroposófica pela ABMA S.P. Médica Antroposófica das PICS SMS Uberlândia.
2) Maria Inês Vieira Gonçalves – Formada em Aconselhamento Biográfico em Florianópolis, na Associação Sagres, reconhecido pela Seção Antroposófica Geral da Escola de Ciência Espiritual do Gotheanum, Dornach, Suíça. Graduada em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Uberlândia.

Datas: Turma de terças das 18:30 às 21:30 e sextas das 14h às 17h
                                      
                                          Informações:

13 encontros às Terças feiras, a cada quinze dias, das 18:30 às 21:30.
Início:   02/08, 16/08, 30/08, 13/09, 27/09, 11/10, 24/10, 08/11, 22/11, 06/12, 13/12                          
13 encontros às Sextas feiras, a cada quinze dias, das 14:00 às 17:00.

Início: 05/08, 19/08, 09/09, 23/09, 07/10, 21/10, 04/11, 18/11, 02/12, 16/12, 13/01









Nenhum comentário:

Postar um comentário