O que é

Visão humanizada e espiritualizada na promoção e prevenção da saúde
Antroposofia (do grego anthropós-homem- e Sophia- sabedoria) significa sabedoria a respeito do homem.
A medicina antroposófica foi criada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner e pela Dra. Ita Wegman no ano de 1920 em Arlesheim na Suíça.

Tem como princípio a ampliação da visão do ser humano compreendendo-o como uma organização física, vital, emocional e espiritual.
A abordagem médica antroposófica resgata a imagem do ser humano saudável e suas relações sociais, espirituais, hereditárias e individuais. Para tanto utiliza medicamentos obtidos da natureza a partir de substâncias minerais, vegetais ou animais.

Os medicamentos antroposóficos estimulam as forças autocurativas do organismo proporcionando um modelo orientador para o órgão ou sistema doente. Muitos são dinamizados, outros são feitos a partir de tinturas, extratos secos e chás.

As terapias antroposóficas também representam um importante recurso no resgate à imagem saudável do ser humano. Dentre elas temos a massagem rítmica, terapia artística, eurritmia curativa, terapia biográfica e meditação.

A Medicina Antroposófica  é reconhecida como prática médica pelo Conselho Federal de Medicina desde 1993. O Conselho Federal de Farmácia reconhece a farmácia antroposófica e o farmacêutico antroposófico desde 2007.

O Ministério da Saúde aprova a constituição do “Observatório” das Experiências de Medicina Antroposófica no SUS desde2006.

Na Europa ela existe desde 1920. Só na Alemanha existem 9 hospitais reconhecidos pelo governo, com cerca de 1.200 leitos ao todo. A média do número de internações: 35.000 pacientes/ano. Tais serviços são pagos pelo sistema previdenciário de saúde e seguro social. Há em torno de 6.000 consultórios médicos, o que significa o atendimento médio de 6.000 pacientes/ano. Este crescente interesse envolve hoje cerca de 18.000 médicos e estudantes de medicina. Nas Universidades ela faz parte da disciplina de Medicina Complementar juntamente com a homeopatia e a acupuntura.

Atualmente a Antroposofia é representada por sociedades com sedes na Suíça, Argentina, Ásia, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Bulgária,Canadá, Chile, Colômbia, Croácia, República Tcheca Dinamarca, Equador, Egito, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Geórgia, Grã-Bretanha, Havaí, Hungria, Islândia, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Lituânia, México, Namíbia, Paises Baixos, Nova Zelândia, Noruega, Peru, Filipinas, Polônia, Portugal, Romênia, Rússia, Eslováquia, Servia, África do Sul, Espanha, Suécia, Tailândia, Ucrânia, Estados Unidos da America, Uruguai.

No Brasil as sedes da Sociedade antroposófica se localizam em: Sergipe, Brasília-Distrito Federal, São Paulo,Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Nas Universidades Brasileiras a Antroposofia está sendo implantada como curso de pós-graduação e Centros de Pesquisa a exemplo do setor interdisciplinar de Medicina Antroposófica da Escola Paulista de Medicina.

Medicina Antroposófica Integrada Uberlândia
A Medicina Antroposófica em Uberlândia desde sua origem nasce integrada as Práticas Integrativas e Complementares: Reiki Tradicional, Karuna Reiki, Magnified Healing, Light Healing, Terapia Floral e Xamanismo. Todas são utilizadas com o objetivo de reprogramar impressões armazenadas nos órgãos e tecidos e promover uma transformação profunda na visão de vida e de mundo.

Consulta médica
  A consulta médica tem duração de 90 minutos, e na primeira vez procuro saber sobre o motivo principal da mesma, a história de vida,o ritmo do dia, os hábitos alimentares, as reações emocionais, as relações profissionais, afetivas e sociais, os sintomas físicos, emocionais e espirituais.

O diagnóstico físico é realizado considerando os corpos sutis,corpo etérico, astral e organização do eu. O diagnóstico anímico considerando as questões emocionais e os padrões de pensamento e comportamento envolvidos. O diagnóstico espiritual considerando as questões relativas a individualidade, a motivação, o propósito, a vocação, a missão de vida, a missão de alma.

Após a anamnese e o exame físico prescrevo medicamentos antroposóficos visando sempre a revitalização dos órgãos, o alinhamento dos corpos sutis e o equilíbrio dos sistemas neurosensorial, rítmico e metabólico motor. Prescrevo também florais para o despertar da consciência emocional e para ajudar no controle das reações emocionais de medo, raiva, magoa, culpa, tristeza, carência etc.
Todos os pacientes são encaminhados para terapia. A terapia que utilizo é a meditação terapêutica associada as práticas integrativas e complementares, cuja finalidade é a de transformar e educar o pensamento, harmonizar o sentimento e fortalecer a vontade própria. Esta transformação do padrão mental, emocional e comportamental possibilita um mergulho profundo dentro de si mesmo e um acordar para a verdade oculta nas doenças e nos conflitos relacionais e existenciais.
Os pacientes tambem são encaminhados para os cursos e grupos de estudos para aprimoramento. As curas de doenças e sintomas mais graves naqueles pacientes que se dedicam e se submetem ao protocolo oferecido, ocorrem num período de um a dois anos de atividades.