15 de fevereiro de 2012

Grupo de Estudo e Meditação Terapêutica

 
Programação Teórica Prática NÍVEL II

06/03- Encontro 1- A iniciação. A vida como um caminho iniciático. As provações humanas e o desenvolvimento espiritual conquistado com a auto-superação. Páginas 54-57

13/03- Encontro 2- As provas do fogo, da água, do ar. Como superá-las?
Páginas 58-63.

20/03- Encontro 3- Estruturação da alma alcançada com a prática dos exercícios da ciência espiritual. Considerações de ordem prática que fazem parte da educação superior da alma e do espírito. O valor da paciência na transformação do pensamento e na edificação do caráter. O controle da curiosidade, da cólera e da irritação. Educação da vida dos desejos. Páginas 64-67.

27/03- Encontro 4- Distorções anímicas que devem ser combatidas: Pusilanimidade, superstição, preconceito, vaidade, ambição, curiosidade, loquacidade. Atenção quanto ao significado da palavra falada para o outro e suas conseqüências. O valor da brandura. Páginas 68-71.

03/04- Encontro 5- As condições para a disciplina oculta. Para o desenvolvimento espiritual consciente algumas condições deverão ser cumpridas ou colocadas como metas a serem alcançadas. Primeira condição: Aprimoramento da saúde corpórea e espiritual.

10/04- Encontro 6- Segunda condição: Princípio da unicidade e da co-responsabilidade. Terceira condição: Pensamentos e sentimentos têm os mesmos efeitos no mundo que as atitudes. Páginas 72-75.

17/04- Encontro 7- Quarta condição: A verdadeira entidade do ser humano reside no interior e não no exterior. Quinta condição: A perseverança no cumprimento a uma decisão tomada. O amor a ação. Ato sacrifical. Sexta condição:Desenvolvimento do sentimento de gratidão. Sétima condição: Todas as anteriores unidas. Compreender a vida com o olhar e a experiência das condições citadas acima. Páginas76-77.

24/04- Encontro 8- Quem tem aptidão para seguir um caminho de desenvolvimento espiritual? Porque estas condições são propostas? Qual o papel da Confiança e do Amor neste caminho? Páginas 78-80.

08/05- Encontro 9- Sobre alguns efeitos da iniciação.A prática dos exercícios citados acima provoca transformações visíveis ao clarividente na alma do praticante. O desenvolvimento e ativação dos chakras. Páginas 81-84.

15/05- Encontro 10- A maneira de se adquirir representações mentais e sua relação com o desenvolvimento do chakra laríngeo.1-Criar representações mentais que refletem sem distorções a idéia ou objeto observados.2- Qualquer decisão deverá ser bem fundamentada e após muita reflexão. 3- A palavra deverá ser falada apenas se fizer sentido e tiver realmente importância. 4- As atitudes devem sempre ter sintonia com o ambiente externo e jamais trazerem perturbação. 5- Viver em conformidade com a natureza e o espírito. 6- Estabelecer objetivos relacionados aos seus ideais. 7- Aprender da vida o mais possível. 8- Aprofundar-se em si próprio, auto-analisar-se, ponderar seus deveres, meditar sobre o conteúdo e o objetivo de vida. Relação dos pensamentos e sentimentos com a estruturação dos chakras e com a formação de imagens ao olhar clarividente. Páginas 85-89.

22/05- Encontro 11- As seis qualidades necessárias para o desenvolvimento do calor anímico e do chakra cardíaco. Páginas 90-91.

29/05- Encontro 12- Qualidades necessárias para o desenvolvimento do chakra do plexo solar. Dominar de forma consciente as próprias impressões sensoriais. Os órgãos dos sentidos captando impressões externas, não percebidas pela consciência, ativando memórias, produzindo pensamentos, possibilitando confusões e ilusões. Evitar acolher impressões sensoriais não percebidas pela consciência. Dedicar especial cuidado a vida dos pensamentos. Páginas 92-94.

05/06- Encontro 13- Completa harmonia entre corpo, alma e espírito levando ao desenvolvimento do chakra umbelical e a conseqüente percepção de fenômenos supra- sensoriais. Desenvolvimento das correntes etéricas. Páginas 95-100.

12/06- Encontro 14- Quatro qualidades que ao se tornarem hábitos interiores promovem a ascensão. Páginas 101-102.

19/06- Encontro 15- Reavaliação do desenvolvimento interior e avaliação do curso.

Sugestão: que cada um tenha um caderno de anotação e que faça as leituras em casa antes de cada encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário