17 de outubro de 2011

Entenda como os Florais de Bach agem no organismo


Medo, incerteza, solidão, desespero, dentre outros sentimentos que levam ao desequilíbrio das emoções fazem parte cada vez mais da vida das pessoas. Criado há mais de 80 anos, os “Florais de Bach” são desenvolvidos a partir de essências de flores que auxiliam nessa inquietação de sentimentos e nas pressões emocionais enfrentadas no dia-a-dia.
Para a médica nefrologista e especialista em Medicina antroposófica e vibracional Tânia Helena Álvares, os florais são substâncias que apresentam propriedades capazes de harmonizar os pensamentos e sentimentos. Eles transmitem uma frequência vibratória arquetípica, um modelo emocional saudável, que auxilia a conscientização e facilita a transformação do padrão emocional causador do conflito ou da doença.
Há cinco anos, a jornalista Camilla Medeiros, 23 anos, usa  florais e recomenda a essência. “Um médico homeopata me indicou e, desde então, utilizo para concentração, escrita, motivação, ansiedade e tomada de decisões. O efeito não é imediato como os remédios tradicionais, mas a eficácia está justamente em agir a médio e longo prazo na parte espiritual e principalmente na vitalidade e no equilíbrio entre corpo e mente. Recomendo tanto os florais que grande parte da minha família usa. Cada um de acordo com a sua necessidade”, afirmou.
Origem dos “Florais de Bach”
Os “Florais de Bach” foram criados em meados de 1930, em Mont Vernon, na Inglaterra, pelo médico homeopata e patologista em saúde pública Edward Bach. O médico criou 38 florais capazes de ajudar a restabelecer o equilíbrio das emoções.
Apesar de estar no mercado há mais de 80 anos, várias pessoas ainda não conhecem as essências ou têm preconceitos sobre a sua eficácia.
A médica Tânia Helena Álvares disse que no início ela tinha certo receio com os florais, porém, com o passar do tempo e com muito estudo, descobriu e entendeu o que são e como agem essas essências na vida das pessoas. “Para compreender conceitos onde existem novos paradigmas, é necessária uma mente aberta, livre de preconceitos e disposta ao aprendizado. Eu vim de uma formação médica materialista e confesso que tinha preconceitos, não acreditava que algo tão simples poderia ser tão eficaz. Fui tocada quando li a biografia do Dr. Bach e fiquei impressionada com sua competência, com seu espírito científico e sua sensibilidade espiritual. Comecei a pesquisar e utilizar em mim e depois em meus familiares. O resultado foi bastante positivo e comecei a prescrever aos pacientes”.
Preciso passar por um especialista para usar Florais?
Para médica Tânia Helena Álvares os florais harmonizam sentimentos e pensamentos
Para começar a utilizar os florais, pode ser necessário ou não procurar um médico. Segundo a médica Tânia Helena Álvares isso depende da gravidade da crise emocional e da capacidade da pessoa em perceber a si mesma. “Na minha experiência pessoal, a maioria das pessoas não consegue fazer uma leitura adequada do que verdadeiramente está sentindo e, na maioria das vezes, se engana com o que realmente está se passando num nível inconsciente mais profundo. As interpretações são muito intelectuais e verificamos que na maioria dos casos que a mente nos engana. Nas crises, eu recomendo procurar a ajuda de um profissional habilitado em tal prática. Para autoconhecimento, eu incentivo a todos estudar pela internet, comprar livros, fazer cursos e ter as suas próprias experiências”, disse a médica.
Ainda segundo Tânia, os resultados dependem do floral e da emoção que está sendo trabalhada. “Em minha prática médica, já identifiquei em vários estudos clínicos que o efeito causal da doença se encontra numa memória emocional de dor. Os órgãos expressam memórias inconscientes. A cura só acontece com transformação da dor emocional. Já tenho vários casos que comprovam isto”, afirmou.
Os florais se dividem em sete grupos que ajudam no tratamento das seguintes emoções:

• Medo
• Incerteza e insegurança
• Falta de interesse no presente
• Solidão
• Desespero
• Cuidado excessivo com os outros
• Hipersensibilidade às influências e ideias externas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário